Sim, ainda não vi os tradicionais ornamentos nas vitrines. Mas comecei a ensaiar com o coral de minha Comunidade para uma cantata programada para o primeiro domingo de advento. Quando entoamos os primeiros versos de uma dessas canções, é como se nossa alma reconhecesse o tempo especial que está por chegar.
Chegam também, à nossa memória, várias canções que entoamos nos anos passados. Entre elas, todas especiais, uma me agradou de modo especial no último natal: Oh Noite Santa!. O que mais me atrai nela é a maneira completa em que apresenta o nascimento do Salvador, sua confissão de fé segura e bem definida, além da forte música e as notas altas (que trabalho deu para nós tenores!). Encontrei uma versão da mesma cantada pelo coral do King's College de Cambridge (Com órgão de tubos, que é um negócio muito legal de se ouvir. Pena que poucas igrejas no Brasil o tenham.). Apresento-a, então, como uma primeira de muitas canções de Natal que devo postar até 25 de Dezembro.
Aproveito para adiantar o tom que procurarei seguir neste período: O Natal não é dia exato do nascimento de Jesus (eu sei e todos sabem), mas é um momento oportuníssimo para falar dele. A grande mídia tenta universalizar a data, referindo a ela como "festa de fim de ano", tentando ao máximo esconder o aniversariante. É contra isso que me levanto. É contra isso que convoco o canto.
E acrescento mais essa dessa garotinha fofa cantando super bem:
A letra em inglês, que segue abaixo, é uma tradução meio livre do original francês. O coral a canta completa. A garotinha executa uma versão um pouco diferente.
Tudo isso é muito bom.
ResponderExcluirE que tal uma salada de bacalhau com grão de bico e cebola caramelizada???Hummmmmmmmmmm
Paz!
É sim, Anselmo! Ah, é claro... Temos que falar também sobre comidas desta época! Deu até fome!
ResponderExcluirAbraço já quase natalino!
Cesar