Novidade

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Bolo Liderança - Texto de Alberto Couto Filho

Ainda de férias do blog, aproveito para postar este precioso texto do amigo Alberto. Aproveitem!

 

BOLO LIDERANÇA

Com Sinergia Servidora

No preparo do Bolo Liderança você tem uma excelente oportunidade de empregar o seu talento criativo e de receber os mais sinceros elogios pelo muito de saboroso, salutar e fortificante que a sua ingestão educacional oferece.
O Bolo Liderança será servido não apenas em reuniões do tipo “café da manhã”, ou como quiserem seus apreciadores, “at break-fast”, mas também a qualquer instante como sobremesa indutiva de grande efeito espiritual/profissional, para influenciar agradavelmente tanto a neófitos empolgados, (recém-convertidos ou consagrados e recém-contratados ou promovidos) e a pessoas frustradas (discípulos desanimados e aprendizes decepcionados), quanto a pessoas indecisas (cristãos relutantes e profissionais inseguros) ou mesmo a pessoas de desempenho superior (cristãos vitoriosos e profissionais auto-confiantes), durante refeições comemorativas do sucesso obtido, mediante relacionamento eficaz entre líderes e liderados.
A bem da verdade o Bolo Liderança estará sempre sendo servido por todo o tempo em que ocorrerem interações entre as pessoas, num clima de cordialidade, respeito e amor, onde estará prevalecendo a autoridade legítima, nas relações de interdependência (distribuição equilibrada de poder e influência – relações de igualdade – equipes sinérgicas- o empoderamento).
O Bolo Liderança difere do Bolo Gerência quanto aos resultados obtidos pela sua aceitação. O que ocasiona tal diferença são os ingredientes principais usados em seu preparo. Enquanto o Bolo Gerência tem como principal ingrediente o Poder, gerador de irrestrita OBEDIENCIA, o Bolo Liderança, cujo ingrediente principal é o AMOR, acrescenta à OBEDIÊNCIA uma grande dose de MOTIVAÇÃO. Enquanto aquele consegue que as pessoas façam, este consegue que as pessoas desejem fazer.
Ingredientes:

Conhecimentos técnicos

QI

Inteligência Emocional

Prática de Delegação

Flexibilidade

Amor com motivação
Sinergia em suas quatro fases:

A – Interação

B – Entendimento Apreciativo

C – Integração

D – Implantação

Como preparar:
Pré-aqueça o forno da humildade a uma temperatura aceitável e unte uma fôrma (de conformidade com os objetivos traçados) de bolo com o QI, que envolva não só a capacidade intelectual, mas também os aspectos cognitivos, como: compreensão do todo, visão de longo prazo e bastante de domínio do contexto do segmento em que você atua;
O mesmo QI será batido com a Inteligência Emocional, ingrediente visto como a necessária capacidade de ombrear (trabalhar/comungar) com outras pessoas e conduzir quaisquer processos de mudança ou de transformação de vidas. É o momento de adicionar pitadas da prática de delegação;
Coloque agora o Conhecimento Técnico sobre a tarefa, misturado à Flexibilidade na escolha do estilo adequado ao nível de desenvolvimento (maturidade) das pessoas apreciadoras do Bolo Liderança e peneire sobre a mistura anterior. Adicione agora uma dose generosa de Motivação com muito Amor e misture tudo de forma tolerante, generosa e paciente;

Adicione o que resta do Conhecimento Técnico sobre relacionamentos a um pouco mais de Motivação (Não esqueça do Amor). Sacuda a organização, busque o comprometimento, fazendo com que todos admitam que a mistura produzida é o prenúncio de algo palatável, rumo à consecução dos objetivos; à Visão de Deus; rumo a eficácia e ao sucesso.
Transfira a mistura para a fôrma (conformidade com as metas) e leve ao forno da humildade. Em pouco tempo, a coesão e a unidade já poderão ser observadas;
Espalhe agora, sobre o Bolo, a Sinergia Servidora.
Primeiro a Interação – Defina com clareza as metas e assuma interdependência em relação ao sucesso; Comunique efetivamente entre si, com baixa distorção; Ouça ativamente (para compreender e não para avaliar) não só os fatos, mas também as percepções expressas na comunicação; Comunique de forma a gerar confiança e credibilidade recíprocas.
Agora o Entendimento Apreciativo– Crie um clima aberto, onde as diferenças possam emergir apropriadamente; Não precipite quaisquer pré-julgamentos negativos acerca de idéias, crenças, percepções, atitudes ou preocupações de outros; Crie ambiente de empatia mútua; Valorize a diversidade e saiba identificar características positivas nos pontos de vista de cada um;
É hora e vez da Integração –Saiba tolerar ambigüidades; Para apoiar o seu grupo, modifique seus próprios pontos de vista, comportamentos, etc; Procure gerar meios criativos de fundir diversas perspectivas em uma alternativa nova e mutuamente apoiada; Identifique mensagens e conceitos que não devem ser integrados.

E finalmente a Implantação, pois a receita do nosso bolo atende à principal missão da Liderança: Agenciar Mudanças; Transformar Vidas – Estabeleça planos específicos e mensuráveis de metas, objetivos e ações; Monitore o progresso da implantação e supra o necessário reforço para assegurar seu êxito; Implante a mudança a uma velocidade que satisfaça as necessidades legítimas de todas as partes envolvidas; Modifique, se necessário, o plano de implantação para assegurar sua relevância para as realidades correntes.
O Bolo Liderança está pronto; Estamos em festa; Comemoremos; Deleitem-se; Sirvamo-lo.
Alberto Couto Filho

5 comentários:

  1. Abençoamado
    Paz

    Obrigaduuuuuuuuu
    Vc gostou do bolo?
    Boas férias
    Alberto

    ResponderExcluir
  2. Saudades de ler nosso querido Alberto Couto... Me deliciei!

    Seguindo este blog pelo Prossigo para o Alvo...

    Faça-nos uma visita em prossigo.blogspot.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sabor melhor não há!

    Tudo o que meu coração mais quer é servir ao Senhor com todo meu ser,com tudo que sou...Assim vou me deleitar e me satisfazer dessa mistura perfeita!

    Assim é a vida de um vencedor...Reinar com Cristo vamos!

    Muita paz!

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha de bolo, estou encantada com este riquíssimo texto, dizer o que depois de tamanha perfeição?
    Parabéns, me sinto honrada por partilhar uma receita tão bem elaborada. Somente um grande chef, para misturar tão excelentes ingredientes.
    Já fiquei por aqui, gostei do que vi no Blog.

    ResponderExcluir
  5. Este é aquele tipo de texto que ao lermos fica na nossa mente borbulhando, sensacional, meus parabéns, nada mais a acrescentar.

    ResponderExcluir