Novidade

domingo, 4 de setembro de 2011

Soli Deo Gloria

Se um pentecostal me disser, como muitos já disseram, que, nas igrejas históricas, não damos "glória a Deus" com emoção (e o pior é quando mencionam o caso de Herodes em Atos 12, que não tem nada a ver com isso), eu garanto que vou mostrar a ele este vídeo que prova o contrário. Aliás, farei isso para não acabar entrando em uma longa conversa no intuito de demonstrar que muitos dos que dizem "glória a Deus" em alta voz o fazem para glória própria. Enfim, melhor encerrar o papo com a música do que com argumentos que não serão ouvidos com atenção. Vamos ao vídeo! Observem a intensidade da expressão do regente. Ah, e a música é de Bach. Mais emoção que isso eu não sei como. A letra vai abaixo.


Gloria Patri, 
gloria Filio,
gloria et Spiritui Sancto!
Sicut erat in principio et nunc et semper
et in saecula saeculorum.
Amen.


(Glória ao Pai,
Glória ao Filho,
Glória ao Espírito Santo!
Como era no princípio, agora, sempre
e pelos séculos dos séculos.
Amém.)

No mais, uma boa semana a todos. E que o princípio expresso pelas palavras "Soli Deo Gloria" (Glória somente a Deus) seja uma realidade em nossas vidas, apesar das dificuldades que todos enfrentamos para nos despirmos de nossas toscas e pueris vaidades, que nos envolvem constantemente nesses joguinhos de aparências sociais (e inclusive religiosas) que tanto nos iludem.

Abraço,

Cesar


P.S.: O coral é fantástico. Só não gosto dessa pronúncia medieval/italianizada do latim, que diz printchipio e não prinkipio, como na pronúncia reconstruída. Mas isso não vem ao caso.

3 comentários:

  1. Gostei da pronuncia italianizada, bárbaro!

    Sabe Cesar, posso está enganada, mas acho que você como um cristão reformado bastante liberal. Bjsss e paz querido!

    ResponderExcluir
  2. Rô,
    Tecnicamente falando, eu não sou de uma igreja "reformada"...
    Mas esse não é o ponto, porque a igreja em que me enquadro, e que me acolhe apesar de tudo, não tem nada de liberal. Ao contrário, é mais conservadora que tudo (embora não seja meio extremista xiita como algumas linhas reformadas que vejo por aí). Será que estou no lugar errado e nem eu percebi? Ixi!!!
    Ops, mas você diz isso por causa desta postagem? Não disse nada de liberal. Ou você diz por causa de outras conversas? Numtindinada.
    Abraço,
    Cesar

    ResponderExcluir
  3. Por causa de outras conversas amor. Esta postagem é jóia. Paz!

    ResponderExcluir