Novidade

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Tem blogueiro na cozinha! (com o pr. Anselmo Melo)

Começo com esta postagem uma série que tem tudo para progredir. A ideia é que os leitores do Saboroso Saber compartilhem suas experiências culinárias. De início, pensei que a série seria "Pastor Também Cozinha", mas preferi manter uma abertura maior, para que não faltem colaboradores. Apesar de poucos leitores, há uma diversidade grande de opiniões teológicas, gostos culinários e procedências geográficas por estas bandas. Portanto, suspeito que teremos uma rica diversidade para degustarmos.

 Anselmo e sua esposa

O nosso convidado é Anselmo Melo, responsável pelo blog A Pedra (www.pranselmomelo.com.br) e, há quatro anos, pastor da Comunidade Apostólica Operação Resgate, em Limeira, cidade do interior paulista, perto de Campinas. Entre outros desafios, ele trabalha em um campo tenebroso, daqueles que poucos de nós têm disposição para enfrentar: a recuperação de dependentes químicos. Mas, apesar dessa coragem toda e de todas as experiências duras, ele não se embruteceu com a vida. Pelo contrário, transmite à sua família a ternura de um pai que vai pra cozinha e prepara delícias com carinho.

Falemos, pois, de comida. Embora esteja atualmente distante do mar, Anselmo foi criado praticamente na praia. Por isso, gosta muito de frutos do mar (suas especialidades são peixes e a famosa paella de frutos do mar), ainda que não rejeite uma costelinha de porco ou de cabrito. O mais curioso é que, se não fosse pastor, o Anselmo provavelmente seria um chef ou algo do tipo. Ele já foi, inclusive, proprietário de uma pizzaria! Atualmente, ele vai pra cozinha com frequência, mas quem degusta seus pratos são somente os amigos e a família.

O Anselmo compartilha conosco uma receita de risoto de camarão, que ele preparou há poucos dias para sua esposa. Na igreja que ele pastoreia, há um projeto muito interessante com casais. Uma das atividades que eles incentivam é que cada integrante cozinhe para seu cônjuge e leve fotos do jantar para comprovar o cumprimento da missão. Pastor coerente, não só fala, dá o exemplo. E o exemplo do Anselmo, realizado no dia 5 passado, parece bem interessante:

Risoto de Camarão (à moda do Anselmo)




Ingredientes

600 g de camarão cinza limpo
4 xícaras de chá de arroz branco
1 cubo de caldo de camarão
1/2 xícara de chá de pimentão verde cortado em cubos pequenos
2 tomates sem semente cortado em cubos pequenos
Cheiro verde picado
2 colheres de extrato de tomate
3 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
Sal
3 colheres de chá de curry
1/2 limão

Passo a passo

1-Tempere o camarão no limão, adicione o sal (com cuidado) e as três
colheres de chá de curry reserve por 10 minutos.

2-Enquanto isso faça o arroz, fritando ele bem.

3-Coloque água (Quente) suficiente para cobrir o arroz na panela, sobrando
uns três centímetros a mais do que o arroz no fundo da panela.

4-Coloque pouco sal, (o molho do camarão já esta bem temperado).

5-Cozinhe em fogo baixo sem deixar secar totalmente.

6-Retire do fogo e deixe a tampa da panela aberta (para o arroz não passar do
ponto).

7-Agora, numa panela grande, que caiba todo o camarão, doure o alho e
coloque todo o camarão sem o suco do limão, junte o tomate, o pimentão, o
cheiro verde, o extrato de tomate.

8-Adicione um pouco de água, para que tenha molho suficiente para encobrir o
camarão na frigideira.

9-Cozinhe em fogo baixo por 5 minutos.

10-Enquanto isso retire o arroz e o ponha em um recipiente de cerâmica ou
vidro.

11-Solte-o bastante, com o garfo.

12-Junte o molho do camarão e misture, usando um garfo e uma colher.

13-Decore com camarões gralhados (maiores que o usado junto com o arroz) e
salsinha picada.

A receita serve seis porções. Servi com abadejo ao molho de alcaparras. Confesso, foi um exagero, na quantidade e no sabor.

Para terminar, palavras do próprio Anselmo Melo sobre o Saboroso Saber: "Uma excelente ideia que o Cesar teve. Mesclar culinária com assuntos ligados a teologia e outros temas importantes. Desejo que outras pessoas conheçam esse espaço. Força, meu irmão, não desista."

Por enquanto não desisto, irmão. Sobre a série "Tem Blogueiro na Cozinha!", vejam só que coisa boa compartilhar receitas! Eu nunca postaria aqui uma receita com camarão, porque não costumo comer esse bichinho. Agora, fico pensando de onde virá a próxima receita? Do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, da Paraíba?

6 comentários:

  1. Ficou muito boa a matéria Cesar.Republiquei lá e vou dar uma força aqui na divulgação.Que os cozinheiro se animem e surjam novas receitas.
    Paz!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao autor do blog pela ideia da série. E também por poder conhecer mais o Pastor Anselmo, sua esposa e ministério.

    Agora, só resta correr para cozinha e testar a receita do Pastor Anselmo.

    Abraços sempre afetuosos.

    ResponderExcluir
  3. Anselmo, Casal 20 e Rô,
    Obrigado pelas participações de vocês! Ao Anselmo, obrigado também pela doação da receita. Aos demais, fica o aviso: você pode ser solicitado em breve para esta série!
    Abraços fraternais,
    Cesar

    ResponderExcluir
  4. Me avise quando tiver receita nova no pedaço.
    tenha um ótimo final de semana.Paz!

    ResponderExcluir